Começou na fotografia a pouco tempo e talvez seja difícil para você entender o que é necessário para fazer aquelas imagens sensacionais que vemos pelas rede sociais e na web. A primeira coisa que você pensou talvez tenha sido algo como “não tenho dom para isso”, “vou precisar de um mega equipamento caro” e por aí vai. Certo, “dom e dinheiro” são válidos mas não são fatores 100% determinantes para criar imagens de qualidade, mas sim a criatividade. Então você me pergunta: Como raios consigo ser criativo? Em última análise, o segredo para isso é, na verdade, em conhecimento.

Assim como em qualquer atividade, existem regras básicas ou fundamentos essenciais, quando compreendidos em sua totalidade tornam-se um sólido alicerce para o seu desenvolvimento profissional. Então, vamos cobrir os elementos mais importantes que ajudarão você a aumentar suas habilidades e levá-lo de um amador a um talentoso fotógrafo.

Esse post fará parte da série Como Fotografar Melhor, na qual irei trazer dicas e experiências próprias, a partir da minha vivência como fotógrafo de retratos. Falarei sobre a escolha de equipamentos, como fazer um orçamento, como preparar um ensaio, abertura de empresa, entre outras coisas! 🙂

As dicas abaixo são aplicáveis as câmeras DSLR e vários modelos de smartphone.

Os Fundamentos Básicos da Fotografia

ISO, Obturador e Abertura - Infográfico

Existem 3 elementos importantes que precisam ser dominados na fotografia: Velocidade do Obturador, Abertura e ISO.

Velocidade do Obturador

O obturador é uma pequena “cortina” na câmera que abre e fecha rapidamente sobre o sensor, permitindo que a luz registre a imagem capturada ao realizar a exposição do sensor. Quanto mais tempo a luz for captada, mais iluminada será a imagem. Uma imagem mais escura é produzida quando o obturador se move mais rápido. O sensor é medido em frações de segundo. Assim, a velocidade do obturador de 1/3 permitirá que mais luz toque no sensor de imagem e produzirá uma imagem mais iluminada do que uma velocidade de obturador de 1/125. Então, se você está tirando uma foto e ela está muito escura, você pode usar uma velocidade de obturador mais lenta para permitir que a câmera obtenha mais luz.

Outro aspecto importante é sobre a velocidade de captura. Dependendo da velocidade do obturador, você consegue “congelar” ou “borrar” uma imagem.

Obturador rápido = imagens mais escuras = nitidez maior e congelam o movimento
Obturador lento = imagens mais claras = objetos em movimento ficam borrados

Abertura

A abertura é um pequeno conjunto de lâminas na lente que controla a quantidade de luz que entra no sensor da câmera. As lâminas criam uma abertura que pode ser ampliada (nós fotógrafos a chamamos de “abrir”) ou fechadas em um pequeno buraco. Fotografando com a abertura total, mais luz será permitida na entrada da câmera do que se a abertura for fechada para permitir que apenas um pequeno facho de luz passe.

Uma característica importante da abertura é a profundidade de campo. Quanto maior a abertura (sempre sinalizado pelo menor número) menos profundidade de campo, maior o desfoque do fundo (também chamado de bokeh) e menor a abertura (sinalizado por um número maior) terá mais profundidade de campo e fundo menos desfocado.

Exemplos:

f/1.8 = maior desfoque do fundo e profundidade de campo mais curta.
f/16 = menor desfoque de fundo e profundidade de campo maior.

ISO

O conceito de ISO nas câmeras digitais modernas foi diretamente importada dos antigos filmes fotográficos. Antigamente, os filmes possuíam variações, alguns tinham maior ou menor sensibilidade a luz, sendo usados de acordo com as diversas situações de iluminação. A utilização do ISO deve ser usada sempre que as configurações de exposição do Obturado + Abertura não forem satisfatória. É preciso ter apenas um cuidado: conforme o ISO for aumentado, irão surgir granulações na imagem, que pode prejudicar a nitidez. Na maior parte das câmeras digitais DSLR é possível usar o ISO até 2000 sem prejudicar a qualidade da imagem. Alguns smartphones permitem o ajuste manual do ISO, consulte o manual do seu celular.

Trabalhando com a Luz

Como Fotografar Melhor - Bruno Scramgnon Fotografia

A luz é o que transforma uma imagem banal em algo mágico. Portanto, planeje bem que tipo de qualidade terá sua iluminação ao fotografar.

Não chega a ser uma regra, apenas uma recomendação. Evite os horários entre 11h e 13h, pois o sol está a pino, o que significa que ele está num ângulo de 90º em relação a terra, ocasionando uma iluminação reta. Dê preferência aos horários até as 10h ou após as 14h, pois a iluminação estará mais inclinada e esmaecida. Num próximo post estarei tratando desse assunto com mais detalhes.

Aumentando seu Vocabulário Sobre Fotografia

Agora que você aprendeu o básico da fotografia, vamos dar um novo passo. Existem muitos outros termos com os quais você pode não estar familiarizado, incluindo:

Profundidade de campo – Este termo refere-se ao foco da imagem ou à distância entre a frente da imagem e a nitidez das costas. Quão focalizado ou desfocado o fundo determinará a profundidade de campo.

Exposição – É uma sensação subjetiva que você pode controlar por meio do ISO, da velocidade do obturador ou da abertura.

Equilíbrio de branco – Determina como branco ou amarelo, às vezes até azul, a imagem aparecerá no final. Ao ajustar, você pode fazer com que a cor branca real do fundo apareça nas imagens.

Raw – Um formato de imagem que contém muita informação e que permite você aproveitar ao máximo seu processo de edição.

Proporção – Uma relação altura / largura que você pode ajustar nas configurações da câmera ou recortar no processo de edição.

A Regra dos Terços

Como fotografar melhor - Regras basicas da fotografia

A regra da composição é dividir a imagem em três partes, vertical e horizontalmente, a fim de posicionar o objeto nos pontos de cruzamento ou nas linhas imaginárias em vez do centro. Você precisa adotar e praticar este princípio até que se torne um hábito. Na maioria das câmeras digitais DSLR e smartphones é possível habilitar a grade com divisão dos terços.

Como essa regra está intimamente relacionada à sua perspectiva, não tenha medo de experimentar fotografar em diferentes ângulos. Normalmente, é recomendável fotografar um assunto a partir do nível dos olhos ou do quadril, mas você também pode tentar encaixar o assunto nos pontos de interseção das linhas ou dentro dos quadrantes dos terços.

Vá Além dos Limites com a Edição das Imagens

Como fotografar melhor - Regras basicas da fotografia

Vá além dos limites com a edição das imagens

O objetivo do pós-processamento é melhorar o apelo da imagem sem fazer mudanças radicais. Fotógrafos mais ocupados acabam terceirizado essa etapa para designers ou retocadores de imagem profissionais. Mas sendo possível, experimente se aventurar pelo Lightroom e o Photoshop. Aqui no meu blog tenho várias dicas. Clique aqui para ver.

Por fim, quanto mais você pratica, mais você aprenderá sobre sua câmera e possíveis atualizações de equipamentos. Portanto, pratique, pratique e pratique. Esse é o caminho para o aprimoramento!