Todos os dias a indústria fotográfica lança novos modelos de câmeras, cheias de recursos, facilidades na operação e mega pixels. Muitos megapixels. Mas nesse mar de opções, qual modelo escolher? Ainda mais importante: Como posso diferenciar um modelo de câmera de outro? Não se preocupe meu caro gafanhoto, esse post é justamente pra elucidar essa dúvida cruel!

Modelos de Câmera

camera point and shoot - guia basico sobre cameras

Point and shoot (câmera compacta)

Populares até alguns anos atrás, as câmeras point and shoot (ou saboneteira, por conta do seu design) são de simples utilização, bastando mirar e fotografar. Geralmente não é possível modificar seus comandos, como ISO, Obturador e Abertura, que são automáticos.

Essa categoria de câmera caminha para extinção pois os smartphones já possuem tecnologias que proporcionam melhor qualidade de imagem. Sem contar a comodidade de utilização: seu celular está com você o tempo todo.

camera zoom - guia basico sobre cameras

Zoom bridge camera (câmera zoom)

A principal característica das câmeras de ponte ou zoom, como são conhecidas, é justamente o conjunto de lentes acopladas (sem possibilidade de remoção) ao corpo da câmera. Geralmente são dotadas de grande zoom, superando inclusive algumas lentes de câmeras profissionais.

As câmeras zoom são bem interessantes para pessoas interessadas em iniciar no mundo da fotografia mas não tem tanto dinheiro para investir ou para hobistas.

Geralmente esse modelo de câmera possui mais comandos manuais, diferentemente das point and shoot, assim como a qualidade da imagem também é relativamente superior

DSLR

Sigla para Digital Single Lens Reflex, as DSLR são para amadores, inciantes, hobistas ou profissionais sérios. Estes modelos são maiores e mais pesados ​​que as câmeras point and shoot. A maioria das câmeras profissionais por aí são DSLR.

Nesse modelo de câmera é possível trocar as lentes, que possibilitam trabalhar com os mais diversos temas, como retratos, interiores, arquitetura, paisagem, publicidade, moda, esporte, entre outros. A qualidade de imagem é notavelmente superior aos demais modelos de câmeras mencionados anteriormente. As DSLR possuem no geral modelos de câmera para iniciantes, as chamadas câmeras de entrada, modelos intermediários, chamadas de avançadas e os modelos profissionais. Os valores mudam bastante entre os modelos, portanto vale uma pesquisa para entender quais são suas necessidades e escolher a câmera que atende você de forma satisfatória.

camera mirrorless- guia basico sobre cameras

Mirrorless

Eu diria que essa categoria de câmera é o futuro. Eles oferecem a maioria dos recursos de uma câmera DSLR, mas são menores e mais leves.

O nome “mirrorless” é da falta de um espelho interno que reflete a luz no sensor. A luz que entra pela lente vai direto para o sensor. Isso então transmite as informações que ele captura para a tela LCD.

As novas câmeras mirrorless são uma alternativa poderosa para a DSLR. De fato, muitos fotógrafos profissionais estão migrando para câmeras mirrorless. São câmeras versáteis e de alto desempenho. Eles permitirão muito controle sobre seus resultados. Você pode mudar as lentes nessas câmeras e elas têm vários recursos. Alguns modelos oferecem reconhecimento facial e têm pontos de foco em todas as partes do quadro. Isso é excelente para eventos ou fotografia de casamento. A maioria oferece alta resolução e vídeo, além de capacidade WiFi. Este último permite que você controle remotamente sua câmera. Você pode usar seu smartphone à distância.

As novas câmeras mirrorless agora são capazes de capturar imagens incríveis de alta resolução. Eles são comparáveis ​​a algumas das melhores DSLR do mercado. Só não espere um valor igual as DSLR, pois as câmeras mirrorless estão chegando ao público com recursos cada vez mais avançados, superando muito as DSLR.

Medium Format (médio formato)

Trata-se de um modelo de câmera extremamente poderoso mas inacessível a grande parte dos profissionais, mas vale ser mencionada.

O formato médio refere-se ao formato de filme de tamanho 120 usado nas câmeras de filme do sistema Hasselblad V. A Hasselblad é o principal fabricante deste tipo de sistema de câmeras.

O formato médio é uma câmera com um sensor maior que uma DSLR de quadro inteiro. É comum em certos tipos de trabalho publicitário, onde resoluções muito altas são a norma.

Essas câmeras oferecem resolução incrível. Mas eles têm sistemas de foco automático menos sofisticados e modos de disparos múltiplos ruins. Assim, eles não são adequados para todos os tipos de fotografia.

A outra desvantagem é que o preço para este tipo de câmeras é exorbitante. Até mesmo a maioria dos profissionais os aluga em vez de comprar.  Existem modelos de câmeras de médio formato que custam quase U$50.000 apenas o corpo da câmera.

Minha Opinião

Como podemos observar, existe um mar a ser explorado, são diversos fatores a serem levados em consideração, como possibilidade de troca de lentes, controles manuais, sensores, dimensões (tamanho e peso) e por ai vai.

Como minhas dicas são direcionadas para o pessoal que pretende trabalhar com fotografia de retrato, moda, publicidade e eventos sociais, digo que o modelo ideal são as DSLR, pela possibilidade de troca de lentes e qualidade superior de imagem.

Numa matéria futura estarei explicando as diferenças técnicas entre os diversos modelos de DSLR e quais são mais adequadas para cada ocasião.

Mas por enquanto, que tal você dar uma olhada no artigo que falo sobre um modelo de câmera da Canon com ótimo custo benefício que vai te ajudar a iniciar no mundo da fotografia? Basta clicar aqui e conferir a matéria agora!